Manaus, 04 de Fevereiro de 2017.
Dismenorréia

Dismenorréia
Dor durante a menstruação (cólica menstrual): A dismenorréia primária e a secundária. A mais frequente é a dismenorreia primária que tem início geralmente dois anos após a primeira menstruação.
A primária acontece devida o aumento na produção de prostaglandinas na camada do endométrio fazendo com que no período menstrual ocorra a contração uterina causando dores fortes essa contração compromete a oxigenação do tecido, causando a dor, com frequência está associada a dores de cabeça, nas costas, náusea e etc.
A dismenorréia secundária está associada à doença pélvica e tem manifestações que diferem da dismenorreia primária. As dores geralmente são mais intensas e não se limitam ao ciclo menstrual de difícil controle.
Principais doenças que são causa de dismenorréia secundária:
-
Endometriose: Proliferação de tecido endometrial (menstrual) no útero, ovários, anexos, etc
-
Mioma: Tumor benigno do útero
-
Doença inflamatória pélvica: Infecção causada por bactéria que compromete cavidade uterina e pode acometer anexo.

Tratamento
Dismenorreia primária: Para combater a dismenorréia primária são usados atualmente anti-inflamatórios não-esteróides, de última geração, conhecidos pela forma abreviada AINES.
Devem ser iniciados dias antes da menstruação e têm bom controle da dor, atuam bloqueando a produção de prostaglandina.
O tratamento da dismenorréia secundária é tratar a doença de base e anti-inflamatórios e antiespasmódicos, dismenorréia de difícil controle podem ter controle com uso de anticoncepcionais.