top of page
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • mail
Herpes Genital
Ginecologista Manaus - Herpes Genital

COMO ACONTECE A INFECÇÃO?

É doença causada pelo vírus herpes simples tipo II na grande maioria. A transmissão (infecção) é a partir da superfície de mucosa e/ou lesão que contenha o vírus é uma doença sexualmente transmissível.

QUAL PERÍODO DE TRANSMISSÃO?

O período de maior transmissão é durante a fase ativa da doença, presença de lesão ou úlceras, porém mesmo sem sintomas, na fase de remissão da infecção é possível a transmissão, pois pode conter vírus nas secreções durante a relação o que torna o uso do preservativo (camisinha) certa proteção.

TEM CURA?

É uma doença tratável e pode ser bem controlada, porém não há cura definitiva. Uma vez infectado estará para sempre infectado, podendo ou não apresentar sintomas recorrentes.

OS SINTOMAS

Geralmente três a sete dias após a relação sexual na qual teve a infecção, apresenta os sintomas que são: bolhas agrupadas na região genitália com fundo com hiperemia e que após um pequeno tempo evoluem para úlcera de fundo limpo e rasa, há presença de dor local tipo ardor.  Nesta primeira infecção pode apresentar febre e indisposição, esta é a infecção primária que dura em média 20 dias.

Após esta infecção primária a doença pode ficar assintomática por meses, podendo acontecer quadro de recorrência ao longo de um ano e geralmente surgem após fatores de estresse físico ou emocional, fatores que comprometam a imunidade (doenças) e outros.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico pode ser feito através do exame físico, as lesões são bem típicas, na fase assintomática podemos identificar por sorologia, estes exames não são pedidos de rotina para pacientes imunocompetentes.

TRATAMENTO

O tratamento é realizado com antivirais específicos e o esquema vai depender em qual fase da doença a paciente se encontra.

bottom of page