ADENOMIOSE

É uma forma de endometriose (desenvolvimento e crescimento de tecido endometrial fora da cavidade uterina). A adenomiose é a presença de tecido endometrial na musculatura uterina.
No período menstrual há sangramento vaginal através da cavidade uterina (endométrio) e também focos de sangramento na musculatura do útero. É uma doença estrogênio dependente.
Sintomas
Das pacientes que apresentam sintomas os mais frequentes são fluxo intenso e dismenorréia intensa. É comum dispareunia (dor durante a relação sexual) e aumento do volume uterino que no período menstrual pode gerar a sensação de inchaço na região pélvica, infertilidade.
Diagnóstico
Diagnóstico de certeza com histopatológico, porém a clinica e exames de imagem são usados para o diagnóstico com boa precisão. Os exames de imagens são ressonância nuclear magnética, ultrassonografia transvaginal.
Tratamento
O tratamento definitivo quando indicado e dependendo do caso é cirúrgico. Porém dependendo de cada caso clínico é possível seguimento com tratamento clínico com medicações adequadas.



