MENOPAUSA PRECOCE

✔ Conceito
A insuficiência ovariana, falência ovariana precoce ou menopausa precoce. Se caracteriza pela presença de insuficiência dos ovários antes dos 40 anos de idade.
✔ Sintomas
Uma características que leva a suspeitar dessa doença é a irregularidade menstrual, a menstruação torna - se irregular em relação ao padrão habitual. Porém necessário descarta outro doenças que cursam com irregularidade menstrual.
Esta insuficiência ovariana está associada a deficiência de estrogênio (o hormônio sexual feminino) e o aumento persistente do hormônio foliculoestimulante (FSH) e luteinizante (LH). Eles aumentam porque a hipófise – glândula localizada na base do cérebro – estimula os ovários porém os mesmos não respondem, (Não há ovulação ). Outro sintoma que pode estar presentes são as ondas de calor, (fogachos) que são piores a noite e levam a mulher a despertar do sono, na genitália ocorre atrofia genital com diminuição da lubrificação que pode levar a dor durante a relação. Pode acontecer labilidade emocional, depressão.
Toda paciente com hipótese diagnóstica de insuficiência ovariana deve ser bem investigada.
✔Algumas Causas
=> Genéticas,
=> Tóxicas (quimioterapia, radiação),
=> Autoimunes (quando o corpo produz células de defesa contra ele mesmo),
✔ Consequências
Mulheres com insuficiência ovariana estão mais propensas a desenvolver osteoporose e problemas cardiovasculares, e também são em sua maioria inférteis (não conseguem engravidar ).
✔Tratamento
Desse modo uma vez realizado o diagnóstico a paciente deve iniciar tratamento adequado para evitar os danos do hipoestrogenismo.
A terapia com estrogênio associada a um progestágeno para a proteção do endométrio se faz necessário para evitar hiperplasia do endométrio.
É muito importante avaliação médica para auxiliar está mulher em relação às suas dúvidas, desejo reprodutivo, medos.
Há tratamento e a mulher pode ter uma vida feliz e com qualidade.