top of page
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • mail
VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS HPV
GINECOLOGISTA MANAUS, DRA. KELLY FERNANDES DE VASCONCELOS

A vacina contra HPV é mesmo segura? 

               SIM!!!

 

Vários estudos mostraram e ainda mostram que a vacinação contra o vírus HPV é segura e não só isso, é eficaz em induzir uma resposta imune forte e sem risco de infecção ou oncogenicidade. Isso porque na vacina contra o vírus HPV não tem a presença do DNA viral (que é o material genético do vírus) capaz de se incorporar ao DNA do hospedeiro e causar alteração celular, somente tem na vacina partícula viral (VLPs) que não é capaz de causar doença, mas sim resposta imune.

Este fato é muito relevante uma vez que estamos falando de um vírus que é potencialmente oncogênico (capacidade de causar alterações celulares e causar câncer). 

Há no Brasil dois tipo de vacinas disponíveis: As Bivalentes (ação contra os tipos de vírus 16 e 18) e as Quadrivalentes (ação contra os tipos – HPV 16, 18, 6 e 11). Mesmo que sejam para esses tipos específicos estudos mostram reação cruzada para outros tipos de vírus de HPV.

O melhor momento para a realização da vacina ainda é durante a adolescência e em jovens que ainda não iniciaram a vida sexual. Porém, estudos têm demostrados que mesmo em pacientes que já tiveram ou têm a infecção a taxa de infecção persistente foi menor no grupo que fez uso da vacina.

 

Esteja em avaliação médica ginecológica, somente médico com o conhecimento sobre o assunto poderá esclarecer suas dúvidas.

bottom of page