top of page
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • mail

Endometrite

  • Dra. Kelly Fernandes - Ginecologista em Manaus.
  • 16 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

Endometrite

É o processo inflamatório do endométrio, camada que faz o revestimento da parte interna do útero. Se não tratada pode causar problemas graves no sistema reprodutor feminino, um deles, infertilidade.

Endometrite se torna mais provável, após parto, aborto e procedimentos ginecológicos na cavidade uterina onde o acesso ocorra pelo colo do útero, risco de transportar bactérias para cavidade uterina. Exemplo: Histeroscopia, inserção de DIU, dilatação do colo do útero e curetagem.

É possível a associação de endometrite com outras infecções na pelve. Exemplo: cervicite e endometrite, vaginose e endometrite.

ALGUMAS CAUSAS

Causa mais comum é a infecciosa bacteriana (gonorreia, clamídia, sífilis) que são infecções sexualmente transmissíveis.

Endometrite Aguda: Pode causar febre, dor supra púbica, mal estar geral, menstruação dolorosa, corrimento vaginal, sangramento vaginal anormal.

Endometrite Crônica: Pode ser causadas por sífilis e/ou tuberculose, cursa com febre baixa, dor tipo peso em região de hipogástrio.

DIAGNÓSTICO

Deve ser realizado exame físico geral, palpação do abdome e pelve. Exame especular e observar a presença de secreção anormal, características do colo. Importante realizar o toque vaginal e observar se presença de dor a mobilização durante a palpação bimanual e mobilização do colo.

Alguns exames podem ser usados para o diagnóstico.

Cultura de secreção do colo do útero,

Análise de secreção vaginal ao microscópio,

Exame de sangue para avaliar se leucocitose e VHS,

Biopsia de endométrio,

TRATAMENTO

O tratamento é feito com antibiótico e com alta resposta de cura. Importante seguir as orientações e completar todo o tratamento a fim de evitar as complicações.

Como a causa infecciosa é a mais comum e dentre as bactérias estão presentes as sexualmente transmissíveis uma orientação para prevenção é o uso de preservativo masculino. Quando houver a necessidade de procedimento ginecológico abordando cavidade uterina o ginecologista saberá fazer as orientações antes do procedimento.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page