MASTALGIA = DOR MAMÁRIA
- Dra. Kelly Fernandes - Ginecologista em Manaus.
- 19 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Mastalgia - Dor mamária

Distúrbio ainda não bem estudado. A mastalgia, dor mamária, tem o envolvimento de citocinas inflamatórias que levam a dor mamária, elevação de estrogênio e diminuição de progesterona ou desequilíbrio entre seus níveis pode ser possível causa dos sintomas.
Em algum momento da fase reprodutiva, mulheres sentirão dores nas mamas a queixa é uma das causas de avaliação clínica das mamas. Em 15% a mastalgia (dor) chega a ser intensa, comprometendo estilo de vida sendo necessário investigar várias vezes e tratamento.
TIPOS DE MASTALGIA
MASTALGIA CÍCLICA: Tem associação com os sintomas pré-menstruais, associado à ingurgitação mamária, sensação de peso, dor a palpação. Na maioria dos casos tem duração de mais ou menos uma semana. Mas prevalente em mulheres entre 20 a 39 anos.
MASTALGIA ACÍCLICA: Esta independe dos ciclos menstruais, dor atípica, tipo queimação. Pode ser bilateral, porém mais frequente unilateral, em uma faixa de 40 a 59 anos, o tratamento geralmente é mais difícil.
DOR EXTRAMAMÁRIA: Dores percebidas na região das mamas, porém não são das mamas. Exemplo de causas: dor muscular, herpes zoster.
CONDUTA NA MASTALGIA
Realizar exames de imagem compatíveis para cada idade associado ao exame físico e exclusão de malignidade e superimportante tranquilizar a paciente.
O tratamento inclui uso de anti-inflamatórios, analgésicos, diuréticos, vitaminas e suplementos, sustentação das mamas, alimentação com baixa ingestão de gordura e cafeína.
Em algumas mulheres a interrupção da hormonoterapia ou pílulas anticoncepcionais pode levar a alguma melhora sempre importante avaliar o grau de associação da dor com o ciclo menstrual e sua intensidade, comprometimento nas atividades diárias.
Os moduladores hormonais como danazol, bromocriptina entre outros são também utilizados, porém com alguma limitação devida efeitos colaterais.
Na mastalgia cíclica o uso da progesterona via oral, leva a melhora da dor.
Na presença de mastalgia é importante ir para uma avaliação ginecológica, realizar exame físico das mamas e receber orientações adequadas, claras e tratamento apropriado, buscando uma boa qualidade de vida, sem dores.
Comentarios